terça-feira, 20 de maio de 2014

 Sensor de ré para automóveis

Apresentação inicial do projeto:

http://pt.slideshare.net/felipesekkar/projeto-sensor-de-r      (Link do slide)



Como podemos ver acima, alguns materiais citados no slide ainda não foram utilizados, alguns por falta de necessidade (como foi o caso dos pontenciômetros), e outros que ainda pretendemos adicionar no projeto (Display de Lcd). Adicionamos um LDR como um botão de liga/desliga para o funcionamento do sensor.
Abaixo explicaremos detalhadamente como foi o desenvolvimento e como funciona fisicamente cara material utilizado.


Começaremos pelos LEDs que alertam a proximidade do objeto através da variância de cores, começando do verde para o vermelho sucessivamente.

-LED
aa

O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz (L.E.D. = Light Emitter Diode), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz.

-Protoboard

O protoboard é uma ferramenta ultilizada para criação rápida de protótipos e circuitos eletrônicos sem a necessidade de soldar componentes, como foi visto na nossa montagem.

-Módulo Ultrassônico HC-SR04


 Medidor de distância ultrasônico é capaz de medir distâncias de 2cm a 5 metros. O módulo possui um circuito pronto, com emissor e receptor ultrasônico.
O módulo possui 4 pinos : VCC , Trig, Echo, GND . Sendo assim, é muito simples utiliza-lo. O processo de medição se resume em: coloque o pino TRIG em nível ALTO por mais de 10us, e a medição começa; Quando o ultrassom emitido bater em um obstáculo e voltar, o pino ECHO ficará em nível ALTO pelo tempo correspondente a distância medida. Assim, a distância do obstáculo pode ser medida pelo tempo (largura do pulso) que o pino ECHO ficar em nível alto usando a seguinte regra:
Distância em CEMTIMETROS: (largura do pulso em uS) / 58;
Distância em POLEGADAS: (largura do pulso em uS) / 148;
Se a largura do pulso for igual a 38ms, então não tem obstaculo.
-Sonorizador Piezo
O sonorizador piezo foi é um aparelho que tem como finalidade transformar energia elétrica em som. Ele foi utilizado em nosso projeto como um medidor de distancia sonoro, auxiliando o LED.
-Fios
Como podemos ver, foram utilizados fios comuns para a montagem de nosso circuito. Em nosso projeto final pretendemos substituir-los por fios jumper, pois são melhores e não soltam com tanta facilidade.
-Resistores
Um resistor (chamado de resistência em alguns casos) é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica, com a finalidade de transformar energia elétrica em energia térmica (efeito joule), a partir do material empregado, que pode ser por exemplo carbono ou de limitar a corrente elétrica em um circuito, como foi no nosso caso. Utilizamos resistores nos LEDs, no LDR e no sonorizador pois uma quantidade acima do necessário de energia elétrica pode danificar esses componentes.
-LDR
 LDR é um dispositivo elétrico que tem sua resistência alterada pela luz. A resistência elétrica é a oposição a passagem da corrente elétrica, depende do material, da temperatura e da quantidade de fótons. Quanto mais luz incide no material do LDR, fica mais fácil passar corrente elétrica por ele.
 Como citado anteriormente, o LDR foi utilizado como um botão de liga/desliga. Quando bloqueamos a luz sobre o LDR, sua resistência aumenta, fazendo com que o sensor funcione (de acordo com a nossa programação).
E é claro que não podíamos esquecer do nosso querido Arduíno:
O arduino é uma plataforma física de computação de código aberto baseado numa simples placa microcontroladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa. O Arduino pode ser usado para desenvolver objetos interativos, admitindo entradas de uma séria de sensores ou chaves, e controlando uma variedade de luzes, motores ou outras saídas físicas.


segunda-feira, 10 de março de 2014




Grupo: Felipe Sekkar, Caio Azevedo, Mario Alvial, Luis Martins, Mariana Trevisan.




Abajur Inteligente

Aqui mostraremos os procedimentos para a construção do abajur inteligente

Material
-Arduino Duemilanove 

-Cabo USB
-Resistor 10k
-Resistor 330r
-Fios Macho
-Fios Femea
-Protoboard
-Rele
-LDR
-Lampada
-Plug
-Bocal de lampada




Com todo o material necessário, iniciamos o projeto. O primeiro passo foi montar o circuito no Arduino, Protoboard e Relé através dos cabos anteriormente citados.
Com o Fios macho, montamos da seguinte forma: 
Porta de 5V do Arduino <----------------------------------------->Parte positiva do Protoboard
Porta GND do Arduino <----------------------------------------->Parte negativa do Protoboard
Depois com o auxilio dos Fios femea, conectamos o rele:
VCC (Rele)<------------------------------------------------------->Parte positiva do Protoboard
GND (Rele)<------------------------------------------------------->Parte negativa do Protoborad
S (Rele)<------------------------------------------------------------->Pino 13 do Arduino
Após montarmos esse circuito, acrescentamos os resistores em seus devidos lugares, como mostraremos:
Parte negativa do Protoboard___________Resistência__________Alguma Faixa do Protoboard
Nessa mesa faixa, ligamos o LDR:
Faixa do Protoboard______________________LDR__________________Parte positiva do Protoboard
Feito isso, conectamos um Fio macho em uma porta analógica do Arduino e no Protoboard (Entre a resistência e o LDR).
Com todos os fios em seus devidos lugares, faltou ligar o fio da tomada no nosso rele e na lâmpada. Ficando da seguinte maneira:


Conectamos o Arduino no computador através do cabo USB e partimos para a programação.